porto

O Porto é mesmo a cidade dos que se perdem pelas ruas caracterizadas pelo vermelhão e o amarelo. São os pequenos e grandes senhores sentados à mesa a conviver, conversando acerca do preço do peixe ou do jogo da semana passada. São as pessoas a acordarem mais cedo para chegarem a um sítio que fica apenas a cinco minutos de casa, mas que devido ao extenuante trânsito que caracteriza esta cidade, são forçadas a adivinhar a aragem mais cedo. O Porto tem a cor e o cheiro que uma criança inconsciente guarda dentro de si, é feito de fitas e de linhas sem sentido algum; são as pombas que se tornam amorosas por nos acompanharem em vez de fugirem, são as praças cheias de luz e tão guardadas de remorsos. Não é o tamanho físico que a caracteriza, mas sim a força que esse tamanho impõe. É lá que me refugio, é lá que passo maior parte do tempo calada, por me sentir obrigada a admirar o que de tão bonito esta cidade tem dentro de si.

13 comentários:

  1. Quase todas as palavras que escrevemos traduzem o que realmente sentimos, mesmo que isso não seja tão superficial. Por isso remei contra a maré e criei um texto do sentimento oposto. A solidão é amarga. Cada um tem o sei jeito.

    ResponderEliminar
  2. es do porto... eu nao sou, mas como ando farta de dizer quando comprar casa vai ser para esses lados.. e com este texto ainda me deste mais vontade!

    ResponderEliminar
  3. «(...) são as praças cheias de luz e tão guardadas de remorsos. Não é o tamanho físico que a caracteriza, mas sim a força que esse tamanho impõe. É lá que me refugio, é lá que passo maior parte do tempo calada, por me sentir obrigada a admirar o que de tão bonito esta cidade tem dentro de si».

    Cada pedacinho q aqui arquivas é uma verdadeira relíquia. Adoro ler-te (:
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  4. È incrivel a forma como vês as coisas. Cheias de cores e formas. Faz voar qualquer um. :D
    (E viva o porto "carago")

    ResponderEliminar
  5. as cidades, ou os sitios, valem por aquilo que lá vivemos. raramente distinguimos isso, mas é verdade. porque as nossas emoções ficam naquele chão ou então não saem daquele ar.

    ResponderEliminar
  6. Só de ler dá logo vontade de fazer uma visita :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Os momentos fazem com que o lugar seja ainda mais admirado.

    ResponderEliminar
  8. "...cor e cheiro de uma criança..."


    é poesia,
    é luz!

    bjo gde!!!

    :t

    ResponderEliminar
  9. Não conheço muito bem o Porto confesso. Mas é daqueles locais em que chegas e sentes o calor humano. Uma cidade que se encolhe e te abraça. Tem o doce sabor da intimidade, o ruído dos passos. Esses que são possiveis identificar ali. Só ali. A nostalgia de um passado. Um passado que é presente e por isso saiem rasgos de cor permitindo sentir o positivismo que cracteriza a cidade. O sotaque que me faz sorrir e me encanta. A paixão que move as pessoas. A simplicidade de um urbano com tradições que há-de sempre inebriar quem passa.
    :$
    "O Porto é feito de fitas e de linhas sem sentido algum (...) Não é o tamanho físico que a caracteriza, mas sim a força que esse tamanho impõe. É lá que passo maior parte do tempo calada, por me sentir obrigada a admirar o que de tão bonito esta cidade tem dentro de si." *.*

    :)

    ResponderEliminar
  10. O porto é dos meus sitios preferidos no mundo e acabaste de o pintar mais um bocadinho :)

    ResponderEliminar
  11. sem ser de passagem rápida, só estive no Porto uma vez, no inicio do verão. Gostei imenso da cidade, parece que respira.
    Está muito bem escrito. desculpa a invasão
    Madu

    ResponderEliminar